Uma história que merece ser contada – Vanzolini em Foco Especial de aniversário de 40 anos

Fundação Vanzolini: 40 anos contribuindo para o desenvolvimento do Brasil

Esta publicação especial do Vanzolini em Foco abre as comemorações dos 40 anos da Fundação Carlos Alberto Vanzolini, a ser completados em março de 2007. Tem o objetivo de rememorar parte da história dessa que é a mais antiga das fundações de apoio no âmbito da Universidade de São Paulo (USP). Afinal, são quatro décadas voltadas à inovação na Engenharia de Produção e Administração de Operações e à relevância econômico-social de suas áreas de atuação. Nesse período, a entidade diversificou as atividades, sempre se pautando por critérios de excelência acadêmicos, profissionais e éticos. Sua trajetória, desde as razões que levaram à sua criação em 1967, está intimamente relacionada ao desenvolvimento do próprio país nesses anos. Daí a importância de registrá-la. E como toda boa história tem um início, comecemos por ele.

A aceleração do processo de industrialização do Brasil ocorrida na segunda metade da década de 50, durante o governo de Juscelino Kubitschek, reposicionou a questão da Engenharia de Produção no Brasil e estimulou a implantação dos cursos de Administração de Empresas. A demanda por profissionais capacitados para a gestão dos empreendimentos sob uma nova ótica administrativa e operacional deu um salto no final da década de 60, quando o país se preparava para ingressar nos anos do “milagre econômico” e de uma nova política industrial baseada no tripé Estado – Iniciativa Privada Nacional – Capital Estrangeiro.

Nesse contexto, abria-se a oportunidade para profissionais especializados em Engenharia de Produção e Administração Industrial, e os cursos de graduação não eram suficientes para atender ao ágil mercado de trabalho. Foram, então, instituídos cursos de especialização em Administração Industrial e Engenharia de Produção para profissionais interessados na área. O excelente resultado desses cursos levou à constituição de uma entidade para patrocinar a iniciativa. Assim, em 31 de março de 1967, um grupo de professores do Departamento de Engenharia de Produção da Escola Politécnica da USP, encabeça- dos por Ruy Aguiar da Silva Leme, criou a Fundação Carlos Alberto Vanzolini, que desde então passou a exercer importante papel na difusão da Engenharia de Produção no Brasil.

Entre as várias realizações dos anos seguintes, uma grande conquista foi o lançamento, em 1978, do Curso de Especialização em Administração Industrial (CEAI), que vem capacitando milhares de profissionais para a atuação no mercado.

Em 1992, ao completar 25 anos de existência, a Fundação ostentava algumas marcas alcançadas. Seus cursos de extensão e especialização atraíam, a cada ano, interessados de todas as partes do território nacional. Naquele momento, ela também podia se orgulhar de ter consolidado seu importante papel na área da Qualidade, inclusive tendo sido o primeiro organismo brasileiro credenciado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (INMETRO) para a Certificação de Qualidade dos Sistemas de Empresas, de acordo com a norma ISO 9000.

Em 1998, a Vanzolini foi aceita como membro pleno da IQNet – The International Certification Network, rede internacional composta de 37 organizações parceiras e mais de 200 subsidiárias em todo o mundo.

Outra iniciativa que alcançou grande êxito foi o envolvi- mento pioneiro da entidade na área das tecnologias aplicadas à educação continuada. Desde então, vêm sendo realizadas diversas experiências de mediação pedagógica utilizando tecnologias de informação e comunicação, como teleconferências, videoconferências, canal de TV, vídeos, publicações e internet, entre outras.

Com o objetivo de contribuir para a melhoria da qualidade da educação, estimulando a integração da internet no cotidiano da escola pública e possibilitando a inclusão digital aos milhares de jovens que a frequentam, a Fundação, em 2001, participou do lançamento do Portal Educarede.

Essas foram apenas algumas das ações ao longo desses anos que marcam o compromisso da instituição com a credibilidade, a qualidade e a educação. Tudo isso pode ser atestado pelas mais de 1.500 empresas certificadas, pelos milhares de alunos que participaram dos cursos oferecidos pela entidade e pelos inúmeros parceiros de projetos realizados.

Nas próximas páginas, você terá acesso a mais informações sobre a Fundação Vanzolini e suas áreas de atuação no mercado atual. Também terá uma amostra do pensamento de especialistas que passaram pelas páginas do Vanzolini em Foco sobre o futuro de setores intimamente ligados à Engenharia de Produção e de grande importância para o desenvolvimento do país.

Veja mais em PONTE COM O SETOR PRODUTIVO – VANZOLINI EM FOCO ESPECIAL DE ANIVERSÁRIO DE 40 ANOS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *