Quem foi Carlos Alberto Vanzolini (1902-1953) – Vanzolini em Foco Especial de Aniversário de 40 anos

Carlos Alberto Vanzolini nas­ceu em Cam­pinas (SP), mas foi na cidade de São Paulo que iniciou a carreira acadêmica. Formado em Engenharia Civil pela Escola Politécni­ca em 1925, ingressou primeiramente como professor-assistente na própria Poli. Mais tarde, em 1944, assumiu a cátedra de Estatística Aplicada e Organiza­ções Administrativas.

A paixão de Vanzoli­ni pela Economia Política sob a ótica da Estatística e das Organizações Administrativas tornou-o um dos pioneiros no Brasil dos estudos da correlação entre Engenharia e Admi­nistração. Essa paixão também o fez exercer forte influência para a instalação do curso de Engenharia de Produção na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP).

01082016-CA-VANZOLINI

Na década de 30, foi responsável pela construção do Instituto de Educação do Rio de Janeiro e, na iniciativa pri­vada, atuou como diretor superintendente das Indústrias Pignatari, grupo de empresas localizado em Santo André (SP), entre elas a Companhia Brasileira de Zinco e fabrican­tes de máquinas e equipamentos.

No setor público, Carlos Alberto Vanzolini trabalhou na Secretaria de Vias Públicas de São Paulo. Fez a estatística imobiliária da cidade e foi o responsável pelo lançamento do primeiro imposto territorial.

Seu nome foi dado à fundação idealizada pelo seu assistente e criador do Departamento de Engenharia de Produção da Escola Politécnica da USP, Ruy Aguiar da Sil­va Leme. A Fundação Carlos Alberto Vanzolini, entidade sem fins lucrativos, foi instituída em 1967. Desde então vem sendo dirigida por professores do Departamento de Engenharia de Produção.

Veja mais sobre a história da Fundação Vanzolini em Uma história que merece ser contada e Ponte com o setor produtivo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *